Dicas De Segurança Na Internet

O termo segurança de dados na internet nunca esteve tão em alta como agora. Sabemos da importância em navegar de forma segura, mas, no entanto, não basta apenas confiar em um bom anti-vírus ou no firewall do seu sistema.

Tanto para desenvolvermos nossos negócios on line ou ganhar dinheiro na internet, precisamos estar seguros e evitar pequenos deslizes na navegação.

É preciso bem mais do que isso e por incrível que pareça, vamos lhe dar dicas simples e que podem perfeitamente adaptar-se ao seu dia-a-dia, tornando-se em pouco tempo, num hábito saudável e seguro para você e os seus dados.

1 - Cuidado com os pendrives ou qualquer periférico de mídia. Ao deparar-se com qualquer um destes dispositivos de armazenamento logo vem a curiosidade em saber o que há lá dentro. Tenha sempre um aplicativo de proteção para mídias que são conectadas ao computador e evite o autorun - reprodução automática - dos mesmos.

2 - Todos nós adoramos postar tudo o que se passa conosco nas redes sociais, nos programas de bate-papo, respostas automáticas de ausência, etc. Isto pode lhe trazer dor de cabeça, pois, ao saber que não há ninguém no computador naquele momento isto pode ser uma porta aberta para invasores da sua máquina.

3 - Da mesma forma que as redes sociais deram um panorama diferenciado na comunicação entre pessoas, existem as bem e mal-intensionadas. Cuidado com os rostinhos bonitos ou avatares divertidos. Cuidado com o que você posta nos seus perfis das redes. Isto pode ser uma pista para estelionatários, falsários e golpistas. Só divulgue o estritamente necessário e suficiente para a comunicação e não aceite convites de desconhecidos.

4 - Se você utiliza um computador onde muitas pessoas tem acesso, então coloque uma senha na proteção de tela dele. Quando você estiver ausente, terá a certeza de que nenhum espertinho tentará uma sacanagem com você.

5 - Com o crescimento estrondoso dos dispositivos móveis, nada mais coerente do que evitar baixar aplicativos de desenvolvedores suspeitos. Baixe somente de empresas confiáveis e seguras, como por exemplo, o Google Play e o iTunes App Store. Leia sempre os comentários de quem já baixou.

6 - Se você é do tipo que nunca pára e está sempre conectado, cuidado com as redes Wi-fi públicas. Se for apenas consultar a previsão do tempo, a situação do trânsito, seus emails, etc, (mesmo assim pode correr algum  risco), tudo bem. Jamais envie informações confidenciais sobre o seu trabalho, seus dados pessoais, senhas, dados bancários, dados de cartões de créditos, etc, através destas redes públicas. Se o envio for de extrema urgência, procure enviar através de conexões encriptografadas (prefixo https).

7 - Cuidado com o velho truque do "clique aqui". Constatamos diariamente em nossos emails esta forma arcaica, porém ainda muito eficiente, de receber em nossos computadores, telefones, tablets, etc, programas maliciosos, softwares suspeitos ou redirecionamentos para sites duvidosos. Cuidado com as falsas promoções, premiações do tipo "você foi selecionado". Não clique em absolutamente nada que não conheça.

8 - Faça backup dos seus dados. Você nunca saberá quando seu computador será invadido ou danificado por algum motivo.

9 - Muito cuidado com suas senhas. Não utilize informações óbvias como seu telefone, placa do seu carro, número do seu apartamento, números de seus documentos, data de nascimento, etc, etc e etc. Configure senhas aleatórias com números, letras e símbolos e nunca deixe gravado no seu computador estes dados. Cuidado com a sua agenda e evite deixá-la em local de fácil acesso a outras pessoas.

10 - Mude seus hábitos e livre-se dos vícios da tecnologia. Evite problemas futuros aplicando estas simples dicas do nosso blog.

Sucesso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Criar Uma Loja Virtual AliExpress!

Livro 101 Receitas Fit PDF

Seja Aprovado Em Concursos Sem Fazer Cursinhos!